Tinta fotoiluminescente – Você conhece esse material?

Tinta fotoiluminescente – Você conhece esse material?

  • Blog

A tinta fotoluminescente, também conhecida como tinta vinílica fosforescente, têm a capacidade de emitir luz, mesmo no escuro, devido a sua estrutura eletrônica especial. Talvez você não conheça a luminescência, mas já deve ter visto pulseiras de neon, muito utilizadas em festas; tomadas e adesivos que brilham no escuto, até mesmo os vagalumes.

Existem 2 processos capazes de gerar luminescência. A luz obtida nas pulseiras de neon acontece graças a processos químicos que emitem luz sendo este chamado de  quimiluminescência, diferente do que acontece com as pulseiras, as tintas fotoluminescentes absorvem radiação, fazendo com que os átomos se excitem, liberando partículas de luz, o que gera seu brilho em ambientes escuros.

Larissa Bilhalba explica esse fenômeno dado o exemplo de quando se aquece algo, a energia do calor faz com que os átomos que compõem o material acelerem. Quando os átomos aceleraram, colidem uns com os outros com mais força. Se os átomos estiverem bastante excitados, as colisões irão transferir energia para alguns dos elétrons do átomo. Quando isso acontece, um elétron será temporariamente impulsionado para um nível mais levado de energia (mais longe do núcleo do átomo). Quando ele finalmente voltar ao seu nível original (mais próximo do núcleo), ele libera parte de sua energia na forma de fótons de luz.

Este tipo de tinta é comercializa em forma líquida ou fitas fotoluminescentes. São indicadas para sinalização de rotas de fuga, devido à longa duração do efeito fosforescente, possibilitam a fácil visualização de escadas, portas e obstáculos em geral, situações de emergência em que não há energia elétrica sinalizando rotas de fuga, facilitando a evacuação nessas situações.

A tinta fotoluminescente tem a capacidade de refletir por um período de 6 a 8 horas, dependendo do sistema de aplicação. Outro fator para o tempo de luminância da tinta é a quantidade de luz absorvida, sendo seu uso indicado em locais com constante iluminação, para que na ausência desta fonte de luz o material mostre a rota de fuga por exemplo. Esse material tem validade de 24 meses após a aplicação.

 

Fonte:
Os Fenômenos da Luminescência | Larissa Bilhalba

Não perca a oportunidade de acompanhar sua obra remotamente sem pagar nada por isso! Elabore diários de obras de forma prática e fácil!

Preencha o formulário de pré-cadastro que entraremos em contato.

Fechar Menu