5S – Aprenda de modo prático como aplicar na sua obra

5S – Aprenda de modo prático como aplicar na sua obra

  • Blog

5S é um programa de gestão de qualidade desenvolvido no Japão. O Programa 5S normalmente é implementado como um plano estratégico para que alguns aspectos fundamentais da empresa comecem a apresentar melhorias rumo à qualidade total.

O programa 5S recebe esse nome devido a primeira letra das 5 palavras japonesas que compõe os passos de implementação:

  1. Seiri – Senso de utilização
  2. Seiton – Senso de organização
  3. Seiso – Senso de limpeza
  4. Seiketsu – Senso de padronização
  5. Shitsuke – Senso de disciplina.

Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.

Este programa pode ser implementado em qualquer área, inclusive na vida pessoal. Neste post vamos ensinar como melhorar o canteiro de obras usando este sistema de controle de qualidade.

Senso de utilização: Tenha apenas o necessário na obra, se você tem uma boa gestão de materiais, não precisará ter um deposito cheio de produtos tomando espaço na obra. Os matérias que são mais usados devem estar dispostos próximos a quem os utiliza, diminuindo o tempo que se perde com o deslocamento. Alocar os matérias como cimento, brita, areia próximo de onde serão utilizados.

Senso de organização: Tenha locais definidos para cada tipo de coisa, é muito importante que quando um operário necessite de algum produto ou ferramenta, ele saiba exatamente onde está, isso evita que se perca tempo procurando algo por não saber onde ele se encontra. Outra dica é identificar cada produto, para que os operários possam ter acesso fácil e seguro ao que estão procurando.

Senso de limpeza: Mantenha o canteiro de obras sempre limpo. Limpeza permite melhor circulação dentro da obra, evita acidentes, permite a detecção de anormalidades que talvez o entulho estivesse escondendo. Um ambiente limpo se torna um ambiente mais agradável para os trabalhadores. Reduz a possibilidade de acidentes. Melhora o relacionamento interpessoal.

Senso de padronização: Mantenha a segurança da obra, uso obrigatório de EPI’s, limpeza e conservação de ambientes de uso coletivo como refeitório, banheiros, etc. Placas de aviso com padrões de cores, iluminação dos ambientes, organização dos trabalhos. Preze pela saúde e bem-estar do operário, isso auxilia a manter o equilíbrio físico e mental. Sempre busque as melhores condições de segurança, identificação de objetos e ferramentas.

Senso de disciplina:  Essa etapa é muito importante para que o 5S funcione, quando se implementa um sistema de gestão de qualidade, deve-se manter o comprometimento e buscar cumprir rigorosamente cada etapa. Todos devem estar comprometidos com as melhorias no ambiente de trabalho, todos os operários devem entender que um canteiro de obra organizado traz melhoria para todos, torna o trabalho diário mais agradável, máxima os processos e se reduz o tempo fazendo determinada atividade, melhora as relações humanas e a segurança no trabalho. Outro ponto importante é sempre revisar o comprimento das etapas anteriores, revisando o que precisa melhorar e implementando as modificações necessárias.

 

Fonte:
Sobre Administração
Wikipédia

Cadastro de Lead


Acompanhe os serviços controlados da sua obra de forma prática e fácil! Preencha o formulário e ganhe um mês grátis!

Cadastro de Lead
Fechar Menu