Qual a melhor solução para sobras de madeira da construção civil?

Em um ritmo cada vez mais acelerado, os prédios vão transformando a paisagem urbana e transformando as cidades onde vivemos. Um dos principais desafios da construção é reduzir ou acabar com resíduos como madeira, ferro e entulho. A construção civil é responsável por grande parte da movimentação econômica de nações desenvolvidas e em processo de desenvolvimento.

A melhor solução para sobras de madeira da construção civil é reaproveitá-las, evitando, assim, que toneladas de resíduos sejam enviados para aos aterros após o término das obras. Sendo a madeira um resíduo de natureza orgânica, ela entrará em processo de apodrecimento e será um problema ambiental por alguns anos até desaparecer completamente. E, em muitos dos casos, as antigas escoras de madeira estão sendo substituídas por plásticos e metais, que tendem a ter um aproveitamento ainda maior.

O desafio da reutilização da madeira na construção civil

Nos EUA, onde as construções em madeira são populares, este tipo de resíduo obviamente é mais produzido do que aqui no Brasil. As edificações que utilizam madeira em sua estrutura ou fechamento obviamente produzem muito mais resíduos que aquelas que utilizam alvenaria.

Contudo, mesmo nos países em que a construção em concreto predomina, a madeira ainda representa boa parte dos insumos. As escoras para lajes são feitas em madeira, bem como as tábuas de formas para tetos, pisos, vigas e colunas. Tudo isso utiliza madeira, geralmente do tipo pinus. Após o término da obra, muitas vezes as tábuas utilizadas já não têm mais serventia, pois acabam se empenando e contendo muitos resíduos de concreto na superfície.

O descarte junto o lixo comum de construção é em muitos dos casos, a prática mais adotada pelas empresas. Na contramão, algumas organizações estão adotando algumas medidas que podem ser muito interessantes, tanto do ponto vista ambiental quando do financeiro, em relação ao descarte da madeira de construção civil.

Quais as destinações mais comuns para a madeira de construção civil?

Se a madeira for corretamente separada dos demais materiais, em quase 100% dos casos é possível utilizar o resíduo em algum processo produtivo. Se a madeira estiver disposta em grandes pedaços, pode-se encontrar empresas que retirem ripas para a fabricação de outros artefatos como caixotes, pallets ou suportes para fins diversos.

O ideal é que a empresa preserve a madeira para que ela seja utilizada em outras obras. Tal prática é mais observada na questão dos tapumes e tábuas que não ficam em contato direto com o concreto. Quando não é possível reutilizar o material no próprio processo da empresa, o ideal é o encaminhamento a um centro de reciclagem.

Outra utilização da madeira, a mais comum atualmente, é a disposição em centros de trituração que fazem a moagem completa do material. O pó pode ser levado até fabricantes de módulos de MDF, chapa que tem alto valor agregado na indústria moveleira. Caso não seja possível aplicar nenhum dos processos anteriores, os resíduos de madeira da construção civil ainda podem ser empregados como biomassa para ser queimada em fornos industriais.

Fonte: https://www.vgresiduos.com.br/blog/qual-a-melhor-solucao-para-sobras-de-madeira-da-construcao-civil/

Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Cadastre-se e receba
nossas novidades