Porque há tanta recorrencia de inundações?

Porque há tanta recorrencia de inundações?

  • Blog

Nos últimos anos tem se percebido uma recorrência de inundações em perímetro urbano. Isso tem despertado a atenção da sociedade para esse fenômeno. O que está acontecendo atualmente que agrava as inundações? Por que mesmo com as atuais tentativas do poder público em fazer obras de saneamento e drenagem o problema parece não ter solução?

O problema das inundações acontece tanto no perímetro urbano como em áreas ribeirinhas, entre os fatores para recorrência deste fenômeno estão a falta de planejamento urbano, ocupação de encostas e áreas de brejosas, falta de fiscalização, dentre outros. No que diz respeito as precipitações, o volume de chuva tem aumentado, mas este não é o fator principal. A retirada de vegetação do solo, juntamente com a constante impermeabilização dos terrenos, por meio de empreendimentos, e das vias por meio da pavimentação, têm feito com que cada dia haja menos áreas de infiltração, que reduzem o escoamento superficial evitando a rápida aglomeração de volumes precipitados, o que gera as enchentes.

Outro fator importante a ser considerado, diz respeito a correta destinação do lixo, que muitas vezes entope bueiros e canalizações destinadas a drenagem dos volumes precipitados. Outro fator que interfere nos canais de drenagem é o solo que se deposita nos mesmos. O solo chega aos canais devido ao desmatamento. Sem raízes e vegetação rasteira para segurar o solo, os grãos são arrastados pela enxurrada e acabam se depositando nos canais.

É de suma importância o trabalho do poder público juntamente com a população. Não bastam apenas obras se a população não contribuir com a sua parcela de responsabilidade, ajudando na manutenção e a conservação dos dispositivos de drenagem urbana. Mais do que construir canais, precisamos de meios que permitam que a água volte a infiltrar no solo, com a construção de valas de infiltração, piscinões, barraginhas, canteiros de infiltração,  que além de diminuir a quantidade de escoamento superficial, ajudem a alimentar os mananciais subterrâneos de água.

Não perca a oportunidade de acompanhar sua obra remotamente sem pagar nada por isso! Elabore diários de obras de forma prática e fácil!

Preencha o formulário de pré-cadastro que entraremos em contato.

Fechar Menu

Acompanhe sua obra sem pagar nada por isso! Elabore diários de obras de forma prática e fácil!

Preencha o formulário e entre na lista de espera gratuitamente