O que é Porcelanato?

O que é Porcelanato?

  • Blog

Indo direto ao ponto e respondendo a pergunta do título, o porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico caracterizado pelo seu modo de produção que pode ser usado tanto interna quanto externamente.

Lindos e desejados, os porcelanatos são o sonho de muita gente. Mas você sabe exatamente o que é porcelanato? Para desmistificar alguns conceitos e facilitar a sua reforma e construção, preparamos algumas informações valiosas acerca deste produto que, além de incrível, é o carro chefe da Portobello.

No entanto, alguns são adequados para áreas de alto tráfego enquanto outros são usados em lojas, escritórios e residências. Versáteis, alguns modelos podem, inclusive, revestir bancadas de banheiros e cozinhas por exemplo.

Entre as principais características deste material, podemos citar a uniformidade de coloração, a alta resistência à abrasão física e química e a massa homogênea. No mercado, o porcelanato pode ser encontrado com duas classificações distintas, Toda Massa (ou Porcelanato Técnico) e Esmaltado, como você verá a seguir.
Toda massa ou Técnico

Além de possuir alta resistência mecânica, a principal característica do porcelanato Toda massa é que ele não recebe esmalte na superfície.

Todo porcelanato técnico é retificado. Isso significa que o acabamento das bordas do porcelanato é totalmente reto, com o objetivo de diminuir a aparência do rejunte entre as placas.

Linha Mineral

Uma linha de produtos para você entender melhor essa proposta, é a Mineral, em tons de bege e caramelo, com uma variedade de formatos. Na sua casa, você pode revestir sua varanda, garagem ou área de lazer, sempre com a segurança de um produto resistente e elegante!

Linha Brava

Outra linha com um design especial, é a Brava. Criada para uso residencial e comercial, a linha possui acabamento polido, natural e externo, que expressam a versatilidade do material.

Esmaltado

Assim como o técnico, o porcelanato esmaltado também possui alta resistência mecânica. A diferença entre eles, no entanto, é que ele recebe uma camada de esmalte na superfície, como o próprio nome já diz.

O acabamento da superfície pode ser natural, que varia de acordo com o produto. E para as áreas externas os porcelanatos esmaltados, um pouco mais ásperos, evitam quedas em pisos molhados. Ideal para varandas, áreas lazer e piscinas.

Você pode encontrar porcelanatos esmaltados nos seguintes formatos: 10×60, 45×45, 60×60, 45×90, 60×120, 15×120, 20×120, todos com espessura normal.

Travertino Navona

A Linha Travertino Navona é um bom exemplo de porcelanato esmaltado. Com acabamento acetinado, as peças desta linha são clássicas e atemporais. Na arquitetura contemporânea o Travertino transita entre vários estilos, do minimalista ao mais elaborado, como uma referência de nobreza há milhares de anos.

Bianco Paonazzetto

O revestimento Bianco Paonazzetto, da Linha Marmi Clássico, é outro exemplo de porcelanato esmaltado, porém é apresentado na versão polida. Indicado para uso residencial, comercial leve, onde há pouco fluxo de pessoas e ainda em fachadas.

O que é porcelanato retificado?

Como explicamos anteriormente, todo porcelanato técnico é retificado. Mas o que significa isso? Relacionado às bordas do porcelanato, o acabamento retificado é extremamente reto (RET). E quando as bordas são levemente arredondadas chamamos de bold.

No caso das peças retificadas, é comum que o acabamento final seja mais uniforme. Isso porque a peça e o rejunte ficam no mesmo nível e os espaçamentos entre as peças são menores.

Com o porcelanato retificado, as placas são aplicadas com até 1,5mm de rejunte, resultando na sensação de ser uma única peça em todo o cômodo. No bold, entretanto, o rejunte fica um pouco abaixo do porcelanato.

Como limpar porcelanato?

Tanto o porcelanato técnico quanto o porcelanato esmaltado necessitam de cuidados simples com relação a sua limpeza e manutenção. Você pode iniciar a limpeza do porcelanato removendo os resíduos soltos, como a poeira, com uma vassoura de cerdas macias.

Depois, misture em um balde de 5 litros, algumas colheres de detergente neutro. Com a ajuda de um esfregão, umedeça a superfície a ser limpa. Assim que terminar, seque tudo com o auxílio de um pano macio.

No caso de sujeiras mais difíceis, você pode utilizar CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso, sempre diluídos em água. E lembre-se de jamais utilizar produtos que contenham ácido fluorídrico. Este ácido pode atacar a superfície do porcelanato de maneira irreversível.

 

Fonte: https://archtrends.com/blog/o-que-e-porcelanato/

Fechar Menu