Maresia – um grande vilão para as estruturas

Maresia – um grande vilão para as estruturas

  • Blog

Morar na praia é o sonho de muita gente, viver próximo à natureza, poder apreciar aquele lindo por do sol no fim de tarde, paisagens tropicais, sombra e água fresca… mas o sonho tem seus pontos ruins, e tudo começa com a maresia.

O QUE É MARESIA

Maresia é o vapor formado por várias partículas de água salina devido à agitação do mar, que são levadas pelo vento em direção ao continente. Em alguns momentos, esse fenômeno pode ser visto a olho nu, com bastante intensidade. É uma névoa esbranquiçada, sobre o mar. A maresia pode chegar à até 50 metros de altura, e até 5km do mar.

A maresia é altamente corrosiva. Seu efeito é comumente visto em metais, através de ferrugem, desgaste de veículos, degradação de equipamentos eletroeletrônicos, esquadrias e até mesmo na estrutura.

A maresia atua na ferragem das estruturas, entrando através de fissuras e/ou pela própria porosidade do concreto. É comum visualizar manchas na edificação causadas pela corrosão das armaduras.

O ferro é o material mais danificado pela maresia. Portanto, esse material deve estar sempre revestido com concreto para evitar ao máximo contato com o ar. No caso da estrutura em concreto armado, é importante ter uma maior espessura no concreto que envolve a armação, e utilizar um concreto com menor permeabilidade, com alterações no traço do concreto ou utilização de aditivos plastificantes.

Estruturas metálicas devem também ter cuidado muito maior, devendo receber pintura contra corrosão, ainda assim tendo uma vida útil muito menor que demais materiais.

A madeira é um material muito utilizado nas regiões litorâneas por ter maior resistência ao efeito da maresia. Contudo, a manutenção periódica desse material deve ser feita para minimizar os efeitos a longo prazo. É recomendo reaplicar verniz anualmente para que não haja danos nos elementos de madeira. Se for receber pintura, é importante primeiramente aplicar selante, e fazer manutenções constantes.

 

Fonte:
Ravprojects

Não perca a oportunidade de acompanhar sua obra remotamente sem pagar nada por isso! Elabore diários de obras de forma prática e fácil!

Preencha o formulário de pré-cadastro que entraremos em contato.

Fechar Menu