Engenheiro Civil – 10 áreas para atuação

Engenheiro Civil – 10 áreas para atuação

  • Blog

É muito comum encontrar alguém que ache que o engenheiro civil é responsável apenas por construir casas e prédios, executando ou fazendo projetos. A engenharia civil é uma área muito ampla, os profissionais dessa área são responsáveis por obras de viadutos, barragens, estradas, aterros, medição de áreas, pesquisa de novos produtos voltados para o setor, entre outros. Com isso, muitos estudantes e engenheiros recém formados podem ficar perdidos, sem saber que áreas ele pode atuar ou o que cada área pode oferecer. Para facilitar a vida de quem está passando por este processo de escolha, e para quem quer saber mais sobre as áreas dentro da engenharia, trazemos este post que fala as 10 principais áreas em que o engenheiro pode atuar. Boa leitura.

Construção civil

Uma das mais clássicas, esse tipo de engenheiro trabalha principalmente com os materiais de construção e processos construtivos, aplicando-os em obras e procurando o desenvolvimento das mesmas para melhor atender o mercado.

O engenheiro que desejar trabalhar na área de Construção Civil, ou Construção Urbana, será responsável pelo projeto, construção e reforma de prédios, casa e grandes instalações. Essa é tida como uma área que não para de crescer e um dos segmentos mais clássicos na engenharia.

Materiais de Construção

Esse engenheiro busca basicamente estudar as características dos materiais utilizados na construção civil e a racionalização de suas aplicações, além de procurar buscar novas tecnologias que atendem melhor o mercado e otimizando a construção.

Cálculo estrutural

Esse engenheiro trabalha geralmente em escritório e aliado ao engenheiro de construção civil, buscando realizar cálculos que atinjam os requisitos de resistência dos materiais, teoria das estruturas, estruturas de concreto armado e protendido, estruturas metálicas, estruturas de madeira e pontes, buscando sempre a segurança da estrutura.

Saneamento

Esse tipo de engenheiro busca explorar o uso da água, dos projetos e das obras de saneamento básico e de saneamento geral (água, esgoto, resíduos e drenagem), tais como sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários, do gerenciamento do lixo urbano e dos seus sistemas de tratamento, além do uso de água para saúde pública, controle e remediação ambiental, gestão ambiental e licenciamento ambiental.

Ambiental (Especialização)

Com a grande importância dada ao meio ambiente nos tempos atuais, é natural que haja uma grande preocupação ambiental relacionada a engenharia civil e suas diversas áreas, pois, por exemplo, a construção civil é uma das áreas que mais gera resíduos sólidos jogados no meio ambiente, além disso, a maioria das obras, seja de qual cunho for, atinge diretamente a natureza, o que se faz necessário um estudo para reduzir os impactos negativos.

Geotecnia

O engenheiro geotécnico trabalha com a mecânica dos solos, com a interferência de obras de infra-estrutura de qualquer natureza, ou seja, escavações, obras de fundações, movimentações de terras, barragens de terra, estabilidade de taludes, sistemas de informação geográfica e etc.

Produção (Especialização)

No caso, falaremos do Engenheiro Civil especializado em produção, pois existe a formação em Engenharia de Produção Civil, apesar dos dois serem similares. Esse engenheiro dá ênfase aos procedimentos de fabricação industrial, aos métodos e sequências de produção industrial, aos métodos e sequências de produção industrial em geral e ao produto industrializado, seus serviços afins e correlatos, além de dirige-se tanto para a capacitação em projetos e execução como para o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços gerados no processo de seu desdobramento.

Hidráulica

O engenheiro hidráulico é aquele que aplica os princípios da mecânica dos fluidos buscando envolver planejamento, projeto e construção de obras de aproveitamento hídrico, abrangendo tanto os sistemas urbanos (esgotos, drenagem, abastecimento d’água, irrigação), industriais e prediais, quanto à irrigação, o controle de enchentes e os aproveitamentos hidroenergéticos, obras portuárias, de barragens e de hidrovias. Esse engenheiro está muito ligado aos ramos de saneamento e ambiental.

Estradas e transportes

Uma das maiores áreas da engenharia civil que podem ser seguidas, possui muitas ramificações.  O engenheiro de estradas e transportes busca a construção, manutenção, traçado de estradas, pavimentos de rodovias, planejamento de sistemas de transportes, gestão e operação de redes rodoferroviárias, portos, aeroportos, além de logística, como o estudo do tráfego com vistas a otimização da capacidade de tráfego, visando reduzir congestionamentos.

Segurança do Trabalho

Área de extrema importância, o Engenheiro de Segurança do Trabalho tem a responsabilidade de zelar pela saúde e pela integridade física do trabalhador, reduzindo ou eliminando o risco de acidentes no ambiente de trabalho, elaborando, administrando e fiscalizando planos de prevenção de acidentes ambientais através de atividades referentes à proteção, segurança e higiene do trabalhador, a segurança dos locais de trabalho, das instalações e dos equipamentos, controle de riscos e da poluição, equipamentos de proteção e combate a incêndios, controle e eliminação de agentes agressivos ao meio ambiente.

Bônus: Agrimensura (Especialização)

Ramo específico da engenharia, a agrimensura tem como peculiaridade estar associada a todos os outros. É a área responsável por fazer os levantamentos territoriais e as medições de um local que será demarcado ou receberá alguma construção. E isso vale para qualquer área, seja urbana ou rural. As medições podem ser feitas usando topografia, imagens de satélite ou GPS, em que se busca determinar com precisão os marcos de um terreno.

 

Fonte:
Me passa ai
Civilização Engenharia
Celulose online

Não perca a oportunidade de acompanhar sua obra remotamente sem pagar nada por isso! Elabore diários de obras de forma prática e fácil!

Preencha o formulário de pré-cadastro que entraremos em contato.

Fechar Menu

Acompanhe sua obra sem pagar nada por isso! Elabore diários de obras de forma prática e fácil!

Preencha o formulário e entre na lista de espera gratuitamente