Eflorescência – aprenda a evitar essa patologia

Eflorescência – aprenda a evitar essa patologia

  • Blog

O que é eflorescência?

Eflorescências são depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície do revestimento, como pisos (cerâmicos ou não), paredes e tetos, resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas. Os depósitos acontecem quando os sais solúveis nos componentes das alvenarias, nas argamassas de emboço, de fixação, de rejuntamento ou nas placas cerâmicas são transportados pela água utilizada na construção, na limpeza ou vinda de infiltrações, através dos poros dos componentes de revestimento.  Esses sais em contato com o ar se solidificam, causando depósitos.

Eflorescência é uma patologia que se manifesta nas edificações, compromete os aspectos relacionados a estética da edificação. Argamassas e revestimentos cerâmicos possuem vazios e cavidades no seu interior. A água então pode passar para o seu interior por capilaridade ou mesmo por força do gradiente hidráulico.

Quando a eflorescência aparece?

A eflorescência aparece em ambientes quentes e úmidos demais. Aparece quando a pintura é feita sobre o reboco ainda úmido, ou seja, quando não se respeitou o tempo mínimo de secagem de 28 dias. Pode ocorrer também em revestimentos cerâmicos quando são limpos com ácidos em alta concentração sem posterior lavagem. Essa patologia pode aparecer em ambientes com infiltração nas paredes, ou quando não há impermeabilização.

Como impedir essa patologia?

A prevenção sempre é o melhor remédio, construa com materiais adequados. O primeiro passo começa com a própria escolha do cimento. O de tipo CP-IV, por exemplo, também chamado de Portland Pozolânico, é pouco poroso e adequado para obras expostas à ação de água corrente. Já o cimento de tipo CP-III, ou Portland de Alto-Forno, tem baixa concentração de hidróxido de cálcio, o que também o torna uma opção adequada para esse tipo de obra.

Impeça que a umidade chegue à alvenaria, impermeabilize as vigas baldrame. Coloque uma mante impermeável sobre o solo e sob o revestimento. Utilize argamassa colante e cerâmica esmaltada de boa qualidade. Utilize aditivos impermeabilizantes. Realizar manutenções preventivas para trocar rejuntes fissurados e juntas de movimentação danificadas.

 

Fonte:
Wikipédia
Cimento Maua

Não perca a oportunidade de acompanhar sua obra remotamente sem pagar nada por isso! Elabore diários de obras de forma prática e fácil!

Preencha o formulário de pré-cadastro que entraremos em contato.

Fechar Menu