Concreto auto-adensável – Vantagens e Desvantagens

Concreto auto-adensável – Vantagens e Desvantagens

  • Blog

Vantagens

Evita a poluição sonora já que dispensa o uso de vibradores de imersão e demais equipamentos para o nivelamento do concreto sobre a superfície. O consumo de energia elétrica é reduzido graças à rapidez com que o trabalho é executado; Diminui o número de acidentes de trabalho por requerer menos esforço na hora do lançamento e no trabalho de acabamento da superfície. Sem contar o fato de que sempre será menor o número de funcionários em posições arriscadas durante a execução; Reduz os custos com a mão de obra, pois, de um modo geral, exige até 3 vezes menos operários para a execução do serviço. Isso porque requer menos esforço durante o bombeamento e o acabamento, além de ser facilmente lançado a grandes distâncias, o que dispensa o deslocamento de pessoal.

Desvantagens

Apesar de serem muitas as vantagens do concreto auto-adensável, principalmente do ponto de vista técnico, ou seja, do resultado final da operação, algumas desvantagens ainda resultam num entrave, que o torna pouco difundido no Brasil. Entre as principais, estão: Custo mais alto: É inegável o fato de que o m³ desse tipo de concreto ainda é mais caro do que o do concreto tradicional, muito em função da necessidade de introdução de aditivos não exigidos pelos convencionais, devido aos próprios custos de produção e da necessidade de pessoal bem mais especializado; Desconhecimento da técnica e necessidade de materiais de melhor qualidade, desde os agregados aos aditivos químicos; Dificuldades práticas: Nesse caso, falamos das exigências específicas de um concreto que se caracteriza por ser extremamente fluido e sensível, requerendo, por isso, cuidados e conhecimento técnico para a sua aplicação em superfícies inclinadas ou desniveladas. Todavia, a opinião geral é que o concreto auto-adensável será o “concreto convencional” do futuro, e que os custos não devem ser o fator preponderante para a sua rejeição, já que ele oferece inúmeras vantagens (relembrando: sustentabilidade, melhor acabamento, menos esforço dos funcionários, entre outros fatores que precisam ser levados em consideração).   Fonte: Tecnosil  

Não perca a oportunidade de acompanhar sua obra remotamente sem pagar nada por isso! Elabore diários de obras de forma prática e fácil!

Preencha o formulário de pré-cadastro que entraremos em contato.

Fechar Menu

Acompanhe sua obra sem pagar nada por isso! Elabore diários de obras de forma prática e fácil!

Preencha o formulário e entre na lista de espera gratuitamente