Como armazenar e conservar corretamente o cimento Portland

Como armazenar e conservar corretamente o cimento Portland

  • Blog

O cimento Portland é um aglomerante, na construção civil tem a função de fixar ou aglomerar materiais entre si, é composto por calcário, argila e gesso; vendido em forma de um pó fino de coloração acinzentada. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o cimento é um material perecível, que tem prazo de validade e deve ser armazenado de forma adequada para que mantenha suas características e propriedades (pega e resistência).

O cimento normalmente é comercializado em sacos de papel kraft de múltiplas folhas. O uso de papel é justificado pelo fato do material ser embalado ainda aquecido, devido a grande demanda do produto, contudo, o papel não inibe a ação da água sobre o produto. O cimento ao entrar em contato direto com água ou umidade começa a hidratar, endurecendo e empedrando ainda na embalagem, tendo como consequência perda de resistência, podendo influenciar as estruturas em que o mesmo for empregado, causando acidentes ou colapsos.

Por esse motivo, é muito importante manter os sacos de cimento Portland longe de umidade, chuva, contato direto com o solo, pisos, paredes, infiltrações, tanques, torneiras, ou pelo menos que se tenha uma distância destes.

Para o transporte, recomenda-se colocar os sacos sobre lonas, evitar a presença de qualquer material que possa causar danos a embalagem, o que poderia ocasionar em penetração de umidade dentro do produto.

Na hora de estocar o cimento algumas informações são importantes para sua correta armazenagem:

  • Os sacos podem ser empilhados desde que não ultrapasse o máximo de 10 sacos, isso evita a compactação do produto dentro do saco devido ao preso sobre os sacos inferiores.
  • Nunca coloque os sacos de cimento diretamente sobre o piso, use paletes ou tablado de madeira.
  • Não acomode o cimento próximo a paredes, deixe sempre um espaço entre a embalagem e alvenaria, garantindo que o produto não absorva a umidade presente nas paredes.
  • Armazene em local coberto, seco, que não possua goteiras, infiltrações ou que possa acumular água.
  • Utilize sempre os sacos que chegaram primeiro ao local de armazenamento, garantindo assim uma rotatividade do material estocado. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas a cimento comercializado em sacos de papel tem validade de 90 dias, manter a rotatividade do material previne que haja material fora da validade.
  • Utilize o Guia Civil para acompanhar as etapas construtivas da obra, incluindo a supervisão do seu estoque local, podendo averiguar a armazenagem dos materiais enquanto acompanha a evolução do seu empreendimento.

Não perca a oportunidade de acompanhar sua obra remotamente sem pagar nada por isso! Elabore diários de obras de forma prática e fácil!

Preencha o formulário de pré-cadastro que entraremos em contato.

Fechar Menu